Eduardo Ramos

Um ministério de louvor

Deus me chamou para
o Ministério de Louvor

"Num tempo em que a Adoração se tornou um ministério importante nas igrejas, me sinto impelido a compor."

A música sempre fez parte de mim.

Já de pequenino, curtia ouvir meu pai cantar "lindas trovas de amor ao luar".

Aliás, meu pai e também minha mãe compartilharam comigo o gosto pela música, da boa. Certamente, devo ter ouvido o cantarolar dos dois desde quando ainda estava no ventre de minha querida mamãe.

Assim, cresci sonhando ser um dia um trovador, um menestrel do amor.

Ainda quando criança, estudei piano. Gostava demais.

No entanto, o piano serviu apenas para despertar ainda mais o meu gosto pela música. Não me tornei nem pianista, nem pianeiro.

Depois, veio o violão e, aí sim, aprendi um pouquinho mais, o suficiente para me sentir um quase menestrel.

Na sequência, estudei flauta transversal e clarinete, até que tive uma experiência agradável e pouco convencional, que foi poder tocar por um curto período na banda do Corpo de Bombeiros de Curitiba.

O clarinete também me permitiu tocar com meu caríssimo e saudoso amigo André Melo em um festival de música em Santa Cruz do Rio Pardo. Demais !

Tive ainda uma outra escola de música, que foram as igrejas que frequentei desde os 21 anos. Nas igrejas, toquei violão e as vezes flauta e cantei, muito, hinos, corinhos, músicas de louvor, etc. Essa, talvez, tenha sido a minha melhor escola.

Minha vivência com música, durante 63 anos de vida, se limitou a isso, até que ...

Dia 04/01/2019, Deus Pai veio buscar minha querida esposa Helena. Quão difícil foi para mim a perda de minha companheira.

Em meio à angústia e à sensação de final de linha, o Pai fez brotor em mim um renovo, tal como descrito em Isaías 35:1/2:

"O deserto e a terra ressequida  se regozijarão;
o ermo exultará e florescerá como a tulipa; irromperá em flores,
mostrará grande regozijo e cantará de alegria." .

Foi assim que, ainda mergulhado em profunda tristeza, de repente, como que por milagre, comecei a compor, me valendo de textos das escrituras sagradas.

Tudo aconteceu assim. Certa ocasião, quando lia o livro de Lamentações de Jeremias, me deparei com um texto que saltava aos olhos. Percebi que naquelas palavras havia música. O texto estava em Lamentações 3:21 a 26, a seguir:

JEREMIAS 3*
(Lamentações)

22   As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos;
        pois as suas misericórdias não têm fim.

23   Novas são a cada manhã; grande é a sua fidelidade. 2X.

CORO

25   Bom é o Senhor para os que nele esperam.

26   Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.

....................

24   A minha porção é o Senhor, a minha alma certamente há de lembrar-se;
        pois as suas bondades são eternas.

23   Novas são a cada manhã; grande é a sua fidelidade. 2X

Não é que, em meio a uma tristeza imensa, inesperadamente, estava eu experimentando quão grande são as misericórdias do Senhor ?

Animado com a possibilidade de converter textos bíblicos em cânticos, me empenhei em fazer outra, depois outra e mais outra música, etc. Simplesmente, as músicas fluiam como que por milagre.

Surgia um renovo, uma luz no fim do túnel. Um farol agora iluminava o até então escuro horizonte de minha vida.

Foi assim que nasceu o meu primeiro CD, "O Meu Louvor", com treze músicas de minha autoria. No mesmo CD, tive a honra da participação da Kellen Franco interpretando duas músicas de autores consagrados, o Asaph Borba e o Nelson Bomilcar.

Modéstia à parte e graças ao competente trabalho de músicos talentosíssimos, como o Paulo W. Deggau (produtor, guitarra e violão), o Marinho Brazil (teclados), o Cláudio Rocha (contrabaixo), o Tarcísio Buiochy (bateria), o Gilberto Queiroz (saxofone), o meu irmão Carlos Alberto F. Ramos (flauta), e a Kellen Franco (canto e backing-vocal), esse primeiro trabalho ficou muito bom.

Ah, não poderia deixar de mencionar que a letra da música Passa ao Sudão é de autoria de um grande amigo meu, o Pastor Anézio Massuia.

Atualmente, trabalho na gravação de novas músicas, 17 no total, e alguns vídeos clipes, que em breve também estarão disponíveis ao público. Vem muita novidade por aí.

Agradeço ao Pai pela oportunidade de trabalhar nesta seara como seu obreiro.

É bom, é muito bom poder louvar ao Senhor Deus criador da vida. A cada manhã o Senhor renova sua graça e misericórdia para comigo, capacitando-me com talento para novas composições, tanto músicas, como letras. Jamais antes imaginei ser possível tudo isso.

Toda honra e glória ao Senhor Deus !

Setembro/2020.

* "Bom é o Senhor" é o título dessa música, primeira de muitas, a grande maioria compostas a partir de textos/versículos da Bíblia. Essa música faz parte de meu próximo trabalho, NOVO CÉU, NOVA TERRA, em fase final de idealização e produção e que brevemente será veiculado nas mídias e plataformas de música.
Contato

caduram@gmail.com
+55 43 9682-7000